Caros todos. Bem Vindos

Caros todos. Bem vindos. Por sermos eternos aprendizes, solicito suas críticas e comentários aos meus escritos. Obrigado.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DE NOVO, A ÉTICA. COM UM POUCO DE ETIQUETA, É CLARO.


DE NOVO, A ÉTICA. COM UM POUCO DE ETIQUETA, É CLARO.

                        Temos em nós uma propriedade natural que nos cobra uma explicação para todas as coisas que percebemos. Como, dificilmente teremos explicações para todas essas coisas, principalmente pelo nosso subjetivismo, costumamos nos socorrer de determinados conceitos que usamos e achamos (dentro desse subjetivismo) que a sociedade admite como sendo verdades. São as denominadas convenções.

Os tempos têm se mudado de forma muito brusca.  Com isso, toda a sociedade, na qual fazemos parte, no mesmo ritmo, também muda. A vida tá mais acelerada, o gesto e fala se tornou mais apressado, a globalização nos faz, cada vez mais, correr de um lado para o outro. É assim, no trabalho, em casa, na faculdade onde, com raras exceções contrárias, nossa sede de conhecimento, faz com que busquemos, cada vez mais, respostas à nossas indagações e dúvidas. O aprender é estritamente necessário.  Mas a gentileza, a diplomacia, a palavra dita corretamente na hora certa, a polidez no trato para com as pessoas, isso nunca é demais, mesmo porque todo ser humano — tenha ele a posição hierárquica ou social que tiver —, merece ser respeitado e tratado com dignidade.

Ética não é somente saber se portar  em sala de aula  ou ter gestos comedidos. A ética, assim como a etiqueta, é se respeitar, é respeitar as outras pessoas. A ordem da fala no se expressar, a forma como você coloca sua questão, até a própria entonação de voz, em qualquer ambiente, seja ele escolar familiar ou social, também faz parte da ética e, como se pode concluir, postura ética é, também, Boa Educação.
                      
A todo o momento temos oportunidade de conhecer um conjunto de regras que podem fazer muito no nosso marketing pessoal. São regras simples, fundamentadas no bom senso e que, se apreendidas e praticadas, vão melhorar bastante a sua imagem e o seu relacionamento pessoal. É preciso, porém, tomar cuidado com pequenas ações que revelam desatenção e falta de respeito.
Da mesma forma que você espera pela sua vez, obedecendo à ordem de preferência no atendimento, enquanto o interlocutor explana uma questão a ele feita anteriormente, este, por sua vez, em retribuição a mesura que lhe foi concedida, deve, da mesma forma, prestigiar àquele que lhe espera, respondendo-lhe, de forma a lhe dar a resposta à sua indagação. Ao fazê-lo, com essa atitude, passará a ideia de elegância e autoridade.

Olhar a outra pessoa nos olhos enquanto conversa é sinal de interesse. Mas cuidado para não chegar ao extremo de olhar fixamente. Isso pode denotar arrogância ou desafio. Todas essas dicas se prestam tanto na vida social, escolar como na profissional.

Durante uma conversa, um bom sinal de que você está interessado e prestando atenção no que ouve, é inclinar-se ligeiramente para frente e reagir ao que o outro disser com um leve meneio de cabeça ou um sorriso discreto. Ou também, elogiar e difundir uma boa ideia ou uma boa prática que você tenha observado em alguém.

Citarei uma e, com a devida vênia, citarei também o nome da colega que o fez.

Em nossa última aula da matéria de Análise Comportamental, no laboratório, enquanto esperava minha vez na fila para lavar as mãos antes do início da aula, à minha frente, pude observar o comportamento e oportuna fala da colega Giulia que, dirigindo-se à colega que estava em sua frente, alertou-a para que não deixasse a torneira aberta, indevidamente, sem que estivesse a utilizar a água. Fundamentou sua perspicaz observação com uma indagação: “Como você vai explicar a seus filhos e netos o racionamento ou mesmo a falta de água se você, agora, não está fazendo a sua parte”?

                        É o conjunto dessas boas práticas, que sinalizam e aperfeiçoam ainda mais o nosso convívio escolar e social. É na observação desses bons procedimentos que denotamos que ética e etiqueta não estão em desuso e são utilizadas de forma espontânea.

Em homenagem ao grande teórico da evolução das espécies, digo que: O homem é um animal essencialmente social.

                        Então, para finalizar esta breve crítica à aula de ontem, segue abaixo algumas pequenas atitudes que vão de encontro às normas de boas maneiras e que, por isso mesmo, devem ser evitadas sempre.

- Ao chegar, não deixe de cumprimentar as pessoas;
- Não converse enquanto outras pessoas estão lendo;
- Não de gargalhadas ruidosas em sala de aulas;
- Não critique alguém na frente dos outros;
- Não fale mal de uma pessoa ausente;
- Não sussurre em sala de aula ou num templo religioso;
- Não toque nos pertences de outra pessoa sem estar autorizado;
- Não deixar de expressar gratidão ao receber um presente;
- Não ria dos erros alheios;
- Não fale ao mesmo tempo em que o professor ou outro colega;
- Não deixe de retribuir um sorriso;
- Não deixe de agradecer um elogio;
- Não deixe de ser você mesm(a)o.




Nenhum comentário:

Postar um comentário