Caros todos. Bem Vindos

Caros todos. Bem vindos. Por sermos eternos aprendizes, solicito suas críticas e comentários aos meus escritos. Obrigado.

terça-feira, 12 de julho de 2011

CRIANÇAS ÍNDIGO




Ontem, 11/07/11, no final da tarde, via MSN, contatei e convidei meu amigo Fabio Designer e fomos até a Lanchonete da Massae (Skinão 808) pra saborear um peixinho, tomar umas e por a conversa em dia. O Fábio, pessoa de raciocínio rápido e muito perspicaz, me foi apresentado pelo Amigo Gilsão em uma das suas vindas a Marília. Atualmente o Gilsão mora em Campinas.
Entre os diversos assuntos que conversamos o Fábio me falou sobre “Crianças Indigo”. Curioso que sou e por ter a convicção que somos eternos aprendizes, fui pesquisar o assunto. No Google acadêmico o tema é recorrente e, nele, destaca-se o livro de Lee Carrol.
Pois bem. Crianças índigo é uma teoria que afirma que, supostamente, uma nova geração de crianças com habilidades especiais esteja nascendo e que estaria trazendo uma "Nova Era" para a Humanidade. Essas crianças, segundo a teoria, teriam habilidades sociais mais refinadas, maior sensibilidade, desenvolvimento profundo de questões ético-morais e portariam personalidades peculiares que possibilitariam facilmente sua identificação em meio a outra crianças.
Embora farta literatura tenha sido publicada nos ultimos anos, entre elas a do escritor, professor, médium e orador espírita brasileiro, Divaldo Franco, não há comprovação científica sobre o fenômeno, bem como o sistema de classificação "crianças índigo" e "crianças cristais" é rejeitado por conselhos de pediatria e especialistas em educação infantil.
As crianças indigo são também comumente associadas a Geração Y, tema do projeto de pesquisa e TCC do colega de classe Gustavo Farias (filho do Genivaldo, do antigo Lider Bar Castelo Branco).
Definição
Chamam-se crianças índigo a certos seres que, supostamente ao nascer, trouxeram características que os diferenciam das crianças normais, tais como a intuição, a espontaneidade, a resistência à moralidade estrita e restritiva, e uma grande imaginação, avolumando-se frequentemente também entre tais capacidades, os dons paranormais, embora estes dons não sejam usualmente do conhecimento da própria criança. As crianças índigo podem ser vistas como uma espécie de milenarismo, em que se acredita que tais seres mudarão o mundo trazendo-o até um estado mais espiritual e menos estritamente moralizado.
Há que notar que uma boa quantidade das crianças índigo são classificadas de hiperativas ou disgnosticadas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, o que explicaria em boa parte o crescente interesse de pais e educadores por este assunto.
Características
As crianças índigo apresentariam uma série de atributos sensoriais recorrentes, como a hipersensibilidade auditiva ou a hipersensibilidade tátil. De igual modo, apresentariam um padrão de comportamento peculiar, destacando-se:
• Chegam ao mundo com sentimento de realeza e a curto tempo se comportam como tal;
• Têm a sensação de ter uma tarefa específica no mundo e se surpreendem quando os outros não a partilham;
• Têm problemas de valorização pessoal e a curto prazo dizem a seus pais quem são;
• Custa-lhes aceitar a autoridade que não oferece explicação nem alternativa;
• Sentem-se frustrados com os sistemas ritualistas que não requerem um pensamento criativo;
• A curto tempo encontram formas melhores de fazer as coisas, tanto em casa como na escola;
• Parecem ser anti-sociais, a menos que se encontrem com pessoas como eles;
• Não reagem pela disciplina da culpa;
• Questionam frequentemente os dogmas religiosos, não os aceitando naturalmente como tradição familiar;
• Não são tímidos para manifestar as suas necessidades.
Tipos de Crianças Índigo
Segundo os investigadores desta temática, podem ser identificados quatro tipos de crianças índigo:
• Humanistas - muito sociais, conversam com toda a gente e fazem amizades com muita facilidade. São desastrados e hiperativos. Não conseguem brincar só com um brinquedo, gostam de espalhá-los pelo quarto, embora às vezes não peguem na maioria. Distraem-se com muita facilidade. Por exemplo: se começam a arrumar o quarto e encontram um livro, nunca mais se lembram de acabar as arrumações. Como profissões, escolherão ser médicos, advogados, professores, vendedores, executivos e políticos. Trabalharão para servir as massas e, claro, atuarão sempre ativamente.
• Conceptuais - estão muito mais voltados para projetos do que para pessoas. Assumem uma postura controladora. Se os pais não estiverem pelos ajustes e não permitirem esse controlo, eles vão à luta. Tem tendência para outras inclinações, sobretudo drogas quando da puberdade, caso se sintam rejeitados ou incompreendidos. Daí a redobrada atenção por parte de pais e educadores em relação aos seus padrões de comportamento. No futuro poderão ser engenheiros, arquitetos, pilotos, projetistas, astronautas e oficiais militares.
• Artistas - são criativos em qualquer área a que se dediquem, podendo, inclusive, vir a ser investigadores, músicos ou atores altamente conceituados. Entre os 4 a 10 anos poderão vir a interessar-se por até 15 diferentes áreas do conhecimento (ou instrumentos musicais, por exemplo), largando uma e iniciando outra. Quando atingirem a puberdade, aí sim, escolherão uma área definitivamente. Poderão ser futuros professores e artistas.
* Sugiro aqui, um estudo com maior acuidade com os sinistromanos em razão da maior atividade do hemisfério direito de seus cérebros.
• Interdimensionais - entre os seus 1 e 2 anos os pais não podem tentar ensinar-lhes nada, pois eles responderão que já sabem e que podem fazer sozinhos. Normalmente, porque são maiores que os outros tipos de índigos, mostram-se mais corajosos ainda e por isso não se enquadram nos outros padrões.
Desta forma, os estudiosos do assunto acreditam que estas crianças seriam as responsáveis pela introdução de novas filosofias ou espiritualidade no mundo.
Síndrome de Asperger
A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. Muitas das características definidas para a chamada "criança índigo", são próximas das características de diagnóstico da Síndrome de Asperger, sendo que existe a possibilidade de uma criança com a Síndrome de Asperger não estar a receber o tratamento correto por ter sido enquadrada na teoria da criança índigo. É preciso ter atenção nas características de diagnóstico da Síndrome de Asperger, que são:
• Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;
• Rituais ou comportamentos repetitivos;
• Peculiaridades na fala e na linguagem;
• Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo;
• Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;
• Problemas com comunicação;
• Habilidade de desenhar para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente;
• Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
• Segundo alguns estudos, apresentam imaginação e criatividade fantasiosa mais reduzida do que uma criatividade com bases em fatos.
• Frequentemente, por um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal.
O tema é novo e contém ainda diversas nuances a serem melhor definidas e explicadas. A Psicologia, segundo meu modesto entendimento, é a Ciência mais adequada para este mister.
Como disse, somos eternos aprendizes e, com isso, ávidos em desbravar as novas fronteiras do conhecimento.
Sigam-me e juntem-se aos seus.

REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a_%C3%ADndigo
http://www.divaldofranco.com/livro_dentro.php?livro=157


2 comentários:

  1. Maravilha de post. Muito bem escrito e embasado.
    Se for parar para analisar, mtas pessoas já vem alertando o mundo sobre essas novas mudanças. Muitos autores de filmes, livros, novelas, desenhos, que já tem um conhecimento avançado sobre essa nova mudança global, passam sua mensagem da maneira que podem. Eu tenho comigo uma certeza de que o mundo vai passar por uma grande mudança em breve, e somente os irmãos de Luz, que creem nessa mudança irão prosseguir em frente ajudando uns aos outros. Fraternidade é a palavra, 2012 é só um novo recomeço.

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal Jamil, parabens, gostei muito das informações passadas no seu textos. Parabens!

    ResponderExcluir