Caros todos. Bem Vindos

Caros todos. Bem vindos. Por sermos eternos aprendizes, solicito suas críticas e comentários aos meus escritos. Obrigado.

sábado, 2 de julho de 2011

HOJE QUERO DESEJAR-LHES UM BOM DIA.



O noticiário diário - via Datenas da Vida -(leia-se: "A Voz da Tripa"), quase sempre, nos chegam carregados de violência; ou, com algum alerta sobre a desintegração da civilidade, segurança e mesmo da humanidade. É uma onda desenfreada, de impulso mesquinho que nos chega, de várias formas, sob a frágil carapaça de informação. À sorrelfa e à socapa. Esta semana, sob grande alarde, a midia local e regional, estampou de forma sensacionalista, o cativeiro perpetrado, ainda que de forma intercorrente, a uma mulher. O sensacionalismo ganhou amplitude pelo fato de ser ela casada com um juiz. Seu imensurável infortúnio desenrolou-se por estar no caminho de um 'malaco' em fuga.
O fato é que esses eventos refletem, ainda que em escala maior, o desenfreio impar de emoções pelas quais passamos em nossas vidas e na das pessoas que nos cercam. Ninguém está a salvo desta conturbada e erratica maré de descontrole da violência que, ao final, nos unge de um posterior arrependimento. Ela tem invadido nossas vidas, em menor ou maior escala; de um jeito ou de outro.
Tais fatos, veiculados quae sempre de forma sensacionalista, retratam de forma não velada, mas escancarada, o aumento da violência que já nos atinge de forma indiscriminada, no desespero das famílias, em nossa comunidade e até na nossa vida em coletividade.
Logo apó o massacre na escola de Realengo no Rio de Janeiro, durante uma aula na Faculdade de Psicologia, um professor nos disse: "Há anos que a mídia propaga a Cultura do Medo"
E, realmente, tem sido assim.
Os videos games, o computador e a televisão viraram babás de nossas crianças, trancafiadas, cada vez mais, na solidão de seus quartos.
Os disk entregas alimentares proliferam-se; e, na mesma velocidade, também nos trancafiamos em nosas próprias casas com medo da brutal e crescente violência que nos cerca.
As estatísticas policiais tem demonstrado um aumento acelerado da violência urbana e, na mesma progressão, os aumentos de casos de depressão e isolamento que atingem até crianças e adolescentes.
A que ponto chegamos?
As notícias jornalescas locais nos trazem casos de crianças traficando em escola; e, até mesmo, indo pra elas, portando armas de fogo.
Infração de trânsito entre motociclistas e motoristas se transformam em bate-bocas com consequentes tiros.
Meu Deus! quanta Violência!
Foi esse o o mundo que imaginei para meus filhos? Meu engajamento estudantil,por uma sociedade melhor, em época de grande repressão nos anos de chumbo, foi para ver isso?
Afirmo solenemente: Nao o foi!
Hoje, aqui, quero desejar-lhes um bom dia. Nao lerei jornal nem assistirei os noticiários. Continuarei lendo o livro "Inteligência Emocional" o qual, em suas primeiras páginas, me inspirou a escrever essa crítica.
Um excelente dia. E PAZ, muita PAZ à todos.

Ah, hoje ligarei pra um Disk'China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário