Caros todos. Bem Vindos

Caros todos. Bem vindos. Por sermos eternos aprendizes, solicito suas críticas e comentários aos meus escritos. Obrigado.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

FILME: "Perfume: A História de Um Assassino".



O filme se passa na fétida Paris de 1.738.  O personagem, Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasce no mais imundo e desprezível do local: um mercado de peixe onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora . Ali, ela sente as dores do parto e, sob a barraca, o tem e o abandona.  Mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Porém, ele nasce com um dom extraordinário: seu olfato. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo desenvolve o seu dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos cheiros e odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os cheiros existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está.
Desde o começo de sua vida, Jean-Baptiste sofreu como órfão, vendido ainda novo como escravo e obrigado a trabalhar nos fétidos tanques de curtição de couro. Seu senso apurado permitia que cada detalhe de seu ambiente pudesse ser identificado apenas por seu cheiro, e ele desenvolve uma enorme curiosidade por todo cheiro que pudesse encontrar. Na adolescência, o escravo vê um objetivo para sua vida quando passa por uma perfumaria e descobre um novo mundo de cheiros.  Ele é comprado pelo velho perfumista Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Torna-se seu aprendiz na perfumaria. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter os cheiros, querendo capturá-los de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Em suas experiências, ele passa a tentar capturar o cheiro dos próprios seres humanos.
Na verdade o cheiro das jovens mulheres. 
Fazendo um acordo em produzir cem novos perfumes para seu mestre perfumista, este o liberta e lhe revela uma lenda egípcia sobre a combinação de 13 essências que, produzidas cuidadosamente daria ao seu criador o domínio do mundo. Revela-lhe também a cidade e o local onde conseguiria produzi-la.
Todos aqueles que participam de alguma forma no sofrimento do protagonista, logo após vendê-lo, morrem de forma violenta e casual. O que, não há qualquer motivação plausível. Talvez, a pura ficção do escritor ou mesmo do diretor.

Apesar de seu sentido sobrenatural, a vida de sofrimento transformou Jean-Baptiste num homem frio e sem emoções, cujo objetivo de conhecer e capturar todos os cheiros e odores do mundo seria mais forte que qualquer limitação moral.
Aqui, o sociopata se revela.
Antes de chegar à cidade indicada, confina-se em uma caverna, longe do cheiro dos humanos descobre que, ele mesmo, não emite cheiro nenhum. Por fim, chega ao seu destino e  é nessa fase, que o personagem se revela.  Um predador.
Com novos ensinamentos e aprimorando suas técnicas, passa  a capturar os cheiros das mais belas mulheres da região, mesmo que para isso ele precise matá-las e “extrair” de seus corpos o cheiro que necessita. Como predador ele é onipresente, não tem cheiro, é completamente silencioso e seu olfato é melhor que os olhos élficos de Legolas. As suas vítimas são escolhidas cuidadosamente: pela sua beleza e pelo cheiro que emanam. A última é a lindíssima Rachel Hurd-Wood, filha do nobre interpretado pelo performático  Alan Rickman.
Quando finalmente ele consegue reunir os cobiçados e demoníacos 13 cheiros, ele é preso pela morte das moças e tem de imediato, sua sentença. É levado para a praça pública, onde os cidadãos clamam por seu sangue. Ao ser posto em lugar de destaque, para ter seus ossos quebrados por uma barra de ferro por um carrasco, é onde ele revela o poder do melhor perfume até então produzido. Ele o tira do bolso, coloca algumas gota em um lenço e o balança para o público. A reação é um transe coletivo. Todos passam a adorá-lo, vendo nele um inocente, um anjo. Até mesmo os seus algozes. Todos são tomados por uma onda de amor inimaginável. Em seguida, todos eles, retirando as roupas um dos outros, até mesmo o sisudo representante da Igreja, participam de uma orgia de proporções épicas. Ali, em praça pública.  
Ao final... Bem, ao final, triunfa a maldade. 


Um filme forte, interessante. Digno de ser visto. assistam e tirem suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário